Cuidados básicos ao alugar um imóvel

Cuidados básicos ao alugar um imóvel

10 de dezembro de 2019 0 Por administrador blog - coqueiros

Encontrar o novo lar é uma importante tarefa que requer cuidado. Antes de fechar negócio, é necessário, além de planejamento financeiro, atenção à localidade e infraestrutura do local.

Pensando nisso, selecionamos dicas valiosas para você alugar com segurança.

A primeira delas – e essencial – é ter paciência. A dica é simples e válida para muitas áreas da vida, inclusive na hora de escolher um novo lar. Se você não conhece a cidade ou bairro para o qual vai se mudar, pesquise antes de fechar contrato.

Veja se o local é seguro e quais pontos de referência têm por perto, incluindo supermercados, farmácias, escolas e até hospitais. Mesmo para quem já tem carro, é bom conferir se a nova localização possui pontos de ônibus ou táxi próximos, pois é possível que você precise deles caso leve o carro para o conserto ou manutenção.

Tamanho

Outra dica importante é planejar a organização dos móveis. Verifique, por exemplo, se os armários que você possui são compatíveis com as dimensões da casa nova. Nos quartos, é bom conferir o espaço com o tamanho dos roupeiros, camas ou móveis extras que você tenha. 

Na cozinha, é bom observar a disposição das tomadas e imaginar como sua cozinha atual ficaria na casa nova. Em alguns casos, vale a pena vender os móveis se forem muito antigos ou até mesmo planejados, e investir em novos. 

Animais

Ler o contrato é essencial antes de fechar negócio. Através dele, inquilino e locador tem a garantia de que todos os acordos e regras estão esclarecidos. Uma cláusula importante que sempre costuma aparecer é sobre a permanência de animais na nova casa.

Caso não conste nada a respeito, pergunte à imobiliária sobre as restrições, mesmo que você não tenha um bichinho de estimação. Antes de se mudar, nunca é demais estar bem informado sobre as condições de moradia, ainda mais se você acabar ganhando ou encontrando um novo amigo de quatro patas depois.

Alterações

Ainda seguindo as regras do contrato, lembre-se de que qualquer alteração no imóvel deve ser informada à imobiliária. A dica vale para a troca de itens como portas ou janelas, mudança de pisos ou até mesmo cores nas paredes. 

Ao receber seu contrato, observe que todos os detalhes, como cor do local, quantidade de tomadas e torneiras, por exemplo, estarão descritos e devem ser entregues da mesma forma que foram recebidos. 

Em caso de avarias ou danificações, avise a imobiliária! Ela será o seu canal de confiança para solucionar dúvidas e resolver qualquer problema.

Segurança

Por fim, contar com uma empresa com credibilidade é sempre o melhor negócio. Ao contrário de negociações “boca a boca”, a imobiliária te dará todo o suporte e segurança necessários durante a locação.

Ela pode, inclusive, indicar profissionais para pequenos reparos, como chaveiros 24 horas, pintores ou eletricistas, entre outros. Com ela, você também não correrá o risco de ser despejado sem motivos ou de sofrer qualquer reajuste ou cobrança abusiva por parte do locador. 

Aproveite as dicas e confira em nosso site todos os imóveis disponíveis para alugar com segurança em Florianópolis e região!